Após quatro anos na oposição, PS e JPP não conseguem submeter documentação para coligação. Elementos do JPP serão candidatos pelo PS.
Tal como o NOTÍCIAS MAIA tinha avançado esta quarta-feira, dia 28 de julho, o Tribunal Constitucional (TC) chumbou Coligação PS/JPP. Segundo a informação recolhida pelo NOTÍCIAS MAIA, após recurso, cujo resultado foi conhecido esta sexta-feira, dia 30 de julho, os partidos viram novamente a intenção rejeitada. Está assim confirmado o fim da coligação “Um Novo Futuro”, mesmo antes de ter arrancado.
Na origem deste chumbo estarão erros de cariz administrativo, no processo submetido ao TC, que se prendem com falhas na identificação dos subscritores, falta da cópia da deliberação do PS para indicação do candidato e a não indicação da sigla a usar.
O resultado do recurso foi conhecido ao final da tarde desta sexta-feira, ao mesmo tempo que Vila do Conde, Francisco Vieira de Carvalho era apresentado como candidato do PS à Câmara da Maia, por Manuel Pizarro, Presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, na presença de António Costa, Secretário-geral do Partido Socialista.
Esta derrota no Tribunal Constitucional significa que, tanto o PS como o JPP terão de apresentar listas próprias, em tempo útil, para se submeterem às eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro de 2021.
Segundo fonte próxima do processo avançou ao NOTÍCIAS MAIA, as listas deverão ser idênticas à versão preparada para a coligação, sendo os candidatos indicados pelo JPP absorvidos numa lista única do PS. Carlos Teixeira, antigo presidente de junta pelo PSD, será o mandatário da candidatura concelhia dos socialistas.