Fernando Ferreira bate com a porta depois de mais de 25 anos de militância ativa no PS. O autarca do Castêlo da Maia justifica a opção por “não concordar com oportunismos e por prezar a liberdade”.
O castelense Fernando Ferreira, candidato pelo Partido Socialista da Maia (PS Maia), à presidência da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, em 2017, bateu com a porta e renunciou à militância. Em nota enviada à redação, o atual líder parlamentar da coligação PS/JPP, na Assembleia de Freguesia do Câstelo, e antigo Presidente da Junta de Freguesia de Gondim, assim como ex-Presidente da Comissão Política do PS Maia, alegou “razões de política local e nacional”, que o levaram no passado dia 30 de julho de 2021, a apresentar a carta de demissão de militante do PS “depois de mais de 25 anos de militância ativa”.
“Por não concordar com oportunismos e por prezar a liberdade, a decisão da saída é por isso um ato individual de reconquista da independência de opinião e de livre ação”, refere o autarca.
Já durante esta segunda-feira, dia 2 de agosto, Fernando Ferreira fez saber que o Compromisso Castêlo Movimento Independente, entregou no Tribunal uma lista candidata à Assembleia de Freguesia de Castêlo da Maia.
Recorde-se que PS e JPP pretendiam renovar a coligação criada em 2017, mas não foram capazes de submeter corretamento o requerimento e viram o Tribunal Constitucional chumbar o pedido. Como resultado, o PS concorrerá sozinho absorvendo nas suas listas os candidatos do JPP, como é o caso do cabeça de lista, Francisco Vieira de Carvalho.
No caso da Assembleia de Freguesia do Castêlo da Maia, o Notícias Maia sabe que Armindo Moutinho, ex-PSD, perfila-se para ser o candidato do PS.