Pela segunda noite consecutiva, por volta das 23h30, começam a ser lançados foguetes no Centro da Maia.
Nas noites de quarta e quinta-feira, dia 4 e 5 de agosto, respetivamente, por volta das 23h30, começaram a ser lançados foguetes em pleno coração do concelho da Maia. A razão é desconhecida e o local onde acontece não está bem identificado.
Segundo populares, ocorreram dois lançamentos em locais diferentes, sendo que na zona dos Maninhos o lançamento incluiu fogo de artifício. Já no centro da Cidade da Maia não houve fogo de artifício, mas sim dezenas de foguetes intervalados “em cerca de cinco minutos cada”, revela um cidadão que pede para não ser identificado. O barulho durou quase até à meia noite, nas duas noites referidas, e “parecia vir dos Jardins do Sobreiro”, refere o mesmo cidadão, acrescentando que tentou contactar a PSP, mas sem sucesso porque o “telefone estava sempre interrompido, talvez devido ao volume de chamadas pelo mesmo problema”.
Não sendo conhecido o motivo das comemorações, nem havendo autorização para o lançamento de pirotecnia, o certo é que alguém lançou foguetes. Manuel Carvalho, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Moreira, lembra que estas atividades “dependem sempre da autorização da PSP e da Câmara Municipal”, nomeadamente da “autorização de ruído”, sublinhando que devem “obedecer a todos os requisitos de segurança previstos na lei”.
De recordar que o país encontra-se em “período crítico” de 01 de julho a 30 setembro, sendo, segundo a Proteção Civil, “proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal”.