Graça Freitas afirmou que “esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na União Europeia”.
Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, desta terça-feira, dia 10 de agosto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu que a DGS vai agora atualizar a norma que regulamenta os públicos-alvo da vacina contra a Covid-19 em Portugal, para incluir todos os adolescentes entre os 12 e os 15 anos de idade.
“Dando continuidade à comunicação de 30 de julho, a DGS, ouvida a comissão técnica de vacinação contra a Covid-19, mantém a recomendação da vacinação prioritária das pessoas com 16 ou mais anos, e dos adolescentes com 12 a 15 anos com comorbilidades de risco”, afirmou a diretora-geral da Saúde.
“A DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 15 anos de idade. Esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na União Europeia, tem carácter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhados pelos progenitores ou tutores legais, sem necessidade de indicação médica”, acrescentou Graça Freitas.
No final de julho, a DGS determinou que só deveriam ser vacinados os jovens entre os 12 e os 15 anos que tivessem comorbilidades associadas ou por indicação médica, pelo que a vacina não foi alargada nesse momento a todos os adolescentes daquelas idades.