A prioridade passa a ser, como habitualmente, de quem circula na rotunda.
A rotunda que se situa entre o McDonalds e o posto de abastecimento da CEPSA, no gaveto da Via Periférica e a Avenida António Santos Leite, ficou sem o peculiar sinal STOP que obrigava a parar quem por ela circulava. É uma das alterações trazidas pela empreitada que está a ser levada a cabo na Avenida, destinada à melhoria da segurança da circulação de peões e reperfilamento das vias no núcleo urbano da cidade da Maia.
Esta era uma das raras rotundas sem prioridade, que provocava alguma surpresa e os indesejados acidentes.
Sabe como circular corretamente em rotundas?
- Primeiro deve ceder a prioridade.
Os condutores que se aproximam de uma rotunda perdem prioridade, devendo ceder a passagem a quem nela circula.
Antes de entrar na rotunda, deve também posicionar-se na faixa de acordo com o local onde pretende dela sair. Ou seja, se pretender sair na primeira saída deve entrar na rotunda apela via da direita. Já se pretender contornar mais de metade da rotunda, deve entrar pela via da esquerda. - Sinalizar a sua intenção com os piscas.
Se pretende sair logo na primeira saída, à direita, além de se posicionar na faixa correta, deve também, logo à entrada da rotunda, sinalizar com o pisca da direita, a mudança de direção. Se, por outro lado, pretende contornar a rotunda, ou dirigir-se para a segunda ou posterior saída, então deve sinalizar a manobra com o pisca da esquerda e deve posicionar-se na faixa central.
O pisca para a esquerda deve ser mantido enquanto circula na rotunda, sinalizando antecipadamente o momento de saída, com o pisca para a direita. O pisca tem de ser sempre usado na circulação das rotundas. - Circular à direita só mesmo antes de sair.
Ao circular na rotunda, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita quando estiver próximo da saída que pretende usar, ou seja depois de passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair. Depois de passar a última saída, deve aproximar-se progressivamente da via de saída que pretende usar, mudando de via depois de tomadas as devidas precauções.
Já que uma imagem vale afinal mais do que mil palavras, fique com este exemplo.
O que diz a lei?
Artigo nº14-A
1 —Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de €60 a €300.