Comparativamente aos principais concelhos da Área Metropolitana do Porto, mais de metade dos maiatos inquiridos entende que o concelho tem registado uma evolução superior.
Um estudo realizado pela IPOM – Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado concluiu que, de uma maneira geral, os maiatos consideram que o trabalho realizado pela Câmara Municipal da Maia nos últimos dois anos, tem sido “Bom”. O objetivo geral desta sondagem foi conhecer a perceção dos munícipes da Maia sobre o grau de satisfação relativamente a gestão autárquica.
O questionário foi composto por cinco perguntas e respondido, via telefone, por 900 munícipes (47,2% masculino e 52,8% feminino). A amostra é composta por 14,5% de indivíduos entre os 18-25 anos, 39% entre os 30-49 anos e 46,2% de pessoas com 50 ou mais anos.
De uma maneira geral o trabalho realizado pela Câmara Municipal nos últimos dois anos, tem sido:
A sondagem inclui maiatos das dez freguesias e, cerca de 44,3% da amostra, considera que trabalho realizado pela Câmara Municipal da Maia nos últimos dois anos, tem sido “Bom”. Quanto ao resto da percentagem, 34,3% escolheu “Suficiente”, 10,2% entende que é “Muito Bom”, 2,4% consideram que o trabalho tem sido “Mau”, 3,9% entendem que o trabalho tem sido “Medíocre”, e 4,8% dos inquiridos não responderam ou não sabem.
Das seguintes áreas em que a Câmara Municipal pode intervir a nível social, diga em qual tem feito melhor trabalho nos últimos anos:
Questionados sobre as áreas de intervenção a nível social, 38% dos inquiridos entende que a Câmara Municipal tem sido mais feliz naquela que é a “Promoção cultural e desportiva”. 27,3% escolheu o “Apoio escolar e manutenção de escolas”, 15,8% entende que é no “Apoio social a desfavorecidos e idoso” que a CMM tem feito um melhor trabalho, e 18,9% dos inquiridos não responderam ou não sabem.
Das seguintes áreas em que a Câmara Municipal pode intervir a nível económico, diga em qual tem feito melhor trabalho nos últimos anos:
Sobre as áreas nas quais a Câmara Municipal pode intervir a nível económico, os maiatos entendem que a melhor prestação tem sido ao nível da “Limpeza e manutenção de ruas, passeios e jardins”, com 56,7% dos votos. Segue-se a “Recuperação e pavimentação de estradas”, com 12,8% das respostas, a “Captação de Investimento a nível empresarial”, com 9,7% dos votos e, por fim, a “Recuperação do património”, representando 4,3% da escolha. 16,9% dos inquiridos não responderam ou não sabem.
Em seu entender a Junta da sua Freguesia tem:
O estudo incluiu também uma pergunta dirigida às Freguesias. 50% dos inquiridos respondeu que a sua Junta de Freguesia tem “Um bom presidente”, 25,6% que “Podia ter melhor presidente”, 22,8% não respondeu ou não sabe e 1,7% considerou ter “Um mau presidente”.
Comparativamente com os principais concelhos da Área Metropolitana do Porto, o Concelho da Maia tem evoluído mais, menos ou igual?
Comparativamente aos principais concelhos da Área Metropolitana do Porto, mais de metade dos maiatos inquiridos entende que o concelho da maia tem registado uma evolução superior (50,3%). 36,6% das pessoas acredita que o crescimento entre a Maia e os concelhos vizinhos tem sido “Igual”, 3,4% escolheu a opção “Menos” e 9,7% dos inquiridos não responderam ou não sabem.
Este estudo de opinião no Concelho da Maia foi registado com o nº de depósito 2021035 na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, com a data de 29 de abril de 2021. Foi realizado pelo IPOM – Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, Lda, para Arautos de Êxito Lda, entre 13 e 17 de abril de 2021.
Pode consultar os resultados aqui.