A nova ligação férrea deverá arrancar em 2030.
O Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, na Maia, e Braga deverão ficar ligados por uma linha férrea daqui a, pelo menos, uma década.
De acordo com declarações do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, a ligação direta entre o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e a cidade de Braga deverá arrancar em 2030.
Em entrevista ao Jornal de Negócios, Carlos Fernandes avança que a IP está a “atualizar todos os corredores” estudados “há 10 anos”. “Estamos a pedir informação aos municípios e vamos fazer novos estudos de impacto ambiental (EIA), que vamos submeter no início de 2022”, disse, acrescentando que em 2030 deverá arrancar a nova linha Porto-Braga, com passagem pelo aeroporto.
Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em declarações ao Jornal Económico, revelou que, em 2030, “será construída uma linha entre Porto e Braga a servir o aeroporto Sá Carneiro”.
Em audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Pedro Nuno Santos disse que a ligação Porto-Vigo, incluída no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, “é muito importante” para a região Norte e para a Galiza, que “têm uma grande relação”.
“Temos um tempo de viagem entre Porto e Vigo que é incompreensível”, afirmou, referindo que “hoje é de mais de duas horas” e que a intenção é que “um dia seja possível fazer em 55 minutos”.
Sobre a ligação, Pedro Nuno Santos manifestou que a intenção é que ligação “passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que vai aumentar a capacidade de atração do aeroporto” e que a cidade de Braga seja incluída para “dar massa crítica”.
1 comentário
Eu também prometo que vamos ter uma fábrica nova de carros elétricos no norte de Portugal daqui a 10 anos, melhor, iniciar a construção. Tenho aqui um estudo na gaveta muito jeitoso. Se um deus chuchialista quiser🤣🤣🤣