Novas medidas entram em vigor na segunda-feira, dia 22 de agosto.
A ministra Mariana Vieira da Silva informou esta sexta-feira, dia 20 de agosto, que o país está agora em estado de contingência, abandonando assim o estado de calamidade.
As declarações da ministra, que nas férias do primeiro-ministro e dos dois ministros de Estado antes dela, exerce as funções de primeira-ministra, foram prestadas na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda.
De acordo com Mariana Vieira da Silva, no dia 18 de agosto, Portugal passou a barreira dos 70% vacinados e é agora “um dos países do mundo” com taxa de vacinação mais alta, superior também à média da UE.
Quanto às medidas gerais, a ministra explicou que se mantêm horários de agosto para o comércio e que o certificado ou o teste negativo continuam a ser exigidos ao fim de semana na restauração e nas viagens, bem como nos ginásio e eventos desportivos com mais de mil pessoas ou com mais de 500 pessoas em ambientes fechados.
Novas medidas a partir de segunda-feira
A fase dois do desconfinamento avança segunda-feira e passa por aumentar número de pessoas de seis para oito nas mesas interiores de restaurantes e cafés, os casamentos e batizados terão lotação de 75%, bem como os eventos culturais, e os serviços públicos passam a não ter marcação prévia (neste caso só a partir de 1 de setembro).