Maia tem já 78,1% da população adulta totalmente vacinada.
O coordenador nacional da task Force do Plano de Vacinação disse esta terça-feira, 24 de agosto, que as inoculações contra a covid-19 deverão passar para os centros de saúde quando 85% da população portuguesa estiver vacinada.
Numa visita ao centro de vacinação de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, o vice-almirante Gouveia e Melo não se comprometeu com datas para encerramento das estruturas municipais quem vêm desempenhando esse trabalho clínico, mas admitiu que uma eventual terceira dose das inoculações, a confirmar-se cientificamente como necessária, já deverá ser administrada nos diversos centros de saúde do país.
“Já temos 80% [da população vacinada] com as primeiras doses e hoje devemos ficar entre os 72% e 73% com as segundas. Temos que ficar no mínimo com 85% [em cada grupo]”, afirmou o coordenador da task Force.
Gouveia e Melo não avançou uma mudança para encerramento dos centros municipais, até porque ainda há “muita gente por vacinar” e o planeamento em curso “depende muito de como os portugueses aderirem ao processo”, mas reconheceu que a eventual terceira dose já deverá ser administrada nos centros de saúde.
Maia tem já 78,1% da população adulta totalmente vacinada
No dia 19 de agosto, dia em que a Ministra da Saúde confirmou que Portugal atingiu a meta dos 70% dos portugueses com vacinação completa, a Vereadora da Saúde, Emília Santos, avançou que a Maia tem já 78,1% da população adulta totalmente vacinada.
Recorde-se que, atualmente, a vacinação em “casa aberta” está disponível para maiores de 12 anos. Se tem mais de 12 anos e ainda não foi vacinado, pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, no centro de vacinação correspondente ao seu centro de saúde.
Para o efeito, deve apenas consultar os horários do seu centro de saúde no site do Ministério da Saúde dedicado ao efeito e tirar uma senha para o dia em que pretende vacinar-se.
No caso da Maia, o CVC Gueifães funciona em regime de “Casa Aberta” de segunda a domingo, das 17h00 às 20h00.