Há atividades para atletas federados mas também para todos os que queiram conhecer a modalidade a aprender a jogar.
O Festival Internacional de Xadrez da Maia está de volta de 30 de agosto a 5 de setembro para a sua 5ª edição.
Depois de uma edição com a maioria das atividades a decorrer em formato online, o Festival Internacional de Xadrez acontece este ano de forma presencial e está aberto a todos os que nele queiram participar. Há atividades para atletas federados mas também para todos os que queiram conhecer a modalidade a aprender a jogar.
As inscrições para o evento podem ser feitas através do email [email protected] ou através da página www.axm.pt.
A maioria das atividades decorre na Escola Príncipe da Beira mas há ainda atividades n’O Amanhã da Criança e no Fórum da Maia.
Organizado pela Academia de Xadrez da Maia (AXM), com o apoio da Câmara Municipal da Maia e outros parceiros institucionais, o Festival de Xadrez da Maia celebra este desporto milenar através da sua prática, onde a competição está sempre presente. Dando especial destaque ao ensino, formação e divulgação da modalidade e sua continuidade pelas novas gerações, para cujo efeito foi necessária a adaptação aos desafios da atualidade.
Além dos torneios, haverá uma semana desportiva para os mais novos, com estágios desde a iniciação aos mais avançados, a partir dos cinco anos de idade. Serão ainda disponibilizadas aulas abertas para a iniciação ao Xadrez e outros eventos desta modalidade com a presença de Associações de Estudantes nacionais e dos países lusófonos, como São Tomé e Príncipe.
Para combater o desequilíbrio de género na prática deste desporto, no dia 4 de setembro decorrerá o “Evento Queen’s” que procura promover a equidade de género na modalidade.
Um dos melhores jogadores de xadrez do mundo já tem presença marcada
Anatoly Karpov, considerado um dos melhores jogadores de xadrez do mundo, vai marcar presença no arranque da quinta edição do Festival Internacional de Xadrez da Maia.
O grande mestre xadrezista russo Anatoly Karpov, campeão mundial de xadrez de 1975 a 1985 e de 1993 a 1999, irá participar em diferentes momentos do evento, dos quais se destaca a realização de uma simultânea de xadrez, com 20 jogadores jovens em 20 jogos ao mesmo tempo, os quais serão transmitidos via live streaming em direto para todo o mundo. Karpov participará ainda como orador principal no IV Congresso “Xadrez: do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica”, que se realizará no Fórum da Maia.