Os jovens xadrezistas tiveram a oportunidade de defrontar Anatoly Karpov, campeão do mundo de xadrez 16 vezes. Um deles até empatou.
Este dia 30 de agosto marcou o arranque oficial do Festival de Xadrez da Maia de 2021. A abertura oficial decorreu na Escola Prínicpe da Beira, um dos espaços escolhidos para o Festival, com o lendário Campeão do Mundo Anatoly Karpov a jogar 20 jogos ao mesmo tempo contra 20 jovens atletas.
Um desses vinte oponentes foi o jovem Dinis Fonseca Neto. Com nove anos, mostrou-se muito feliz pela oportunidade de jogar contra um dos melhores do mundo. Ao NOTÍCIAS MAIA, confessou que estava confiante mas, questionado sobre se iria ganhar a partida, rapidamente respondeu que não.
No final, Anatoly Karpov acabou mesmo por ganhar 19 dos 20 jogos. Apenas um jovem espanhol, já com alguns títulos no seu país, conseguiu empatar a partida.
Anatoly Karpov, considerado um dos melhores jogadores de xadrez do mundo, foi campeão mundial 16 vezes, de 1975 a 1985 e de 1993 a 1999.
“Portugal também pode ter um talento do xadrez”
Ainda antes da abertura oficial do Festival, Anatoly Karpov falou aos jornalistas. Quando questionado sobre a opinião que tem da modalidade em Portugal, o xadrezista russo explicou que “é difícil de avaliar” visto que a última vez que esteve no país foi há cerca de 20 anos. “Mas posso constatar que o nível da atividade aumentou consideravelmente”, disse.
Sobre o porquê de estar presente neste Festival, Anatoly Karpov explicou que não é possível prever “onde pode aparecer outro talento [do xadrez]”. “Portugal também pode ter um talento do xadrez mas temos de o descobrir e ajudá-lo a crescer”, acrescentou, dizendo ainda que esse talento pode ser um dos jovens presentes neste certame.
Já depois, em declarações durante a abertura do Festival, Anatoly Karpov afirmou que “o xadrez une o mundo” e mostrou-se contente ao perceber que há tradição de xadrez na Maia e em Portugal. “Prova disso são os jovens que aqui estão”, disse.
Também em declarações, Olga Freire, Presidente da Junta de Freguesia Cidade da Maia, garantiu que a Junta está sempre disponível para apoiar este tipo de atividades e lançou ainda o desafio para que, no futuro, a Academia de Xadrez da Maia faça mais atividades na freguesia.