Silva Tiago, João Borges, Alfredo Maia e Silvestre Pereira debateram ideias e projetos para a Maia, e deram algumas alfinetadas aos opositores. Partido Chega descontente por não ter sido convidado.
O primeiro debate das Autárquicas 2021 na Maia foi no Porto Canal e contou com a presença de quatro dos oito candidatos a assumir o comando da Câmara Municipal da Maia.
Presente esteve Silva Tiago, candidato pela coligação Maia em Primeiro, João Borges, candidato pelo PAN, Alfredo Maia, candidato pela CDU, e Silvestre Pereira, a concorrer pelo Bloco de Esquerda.
Em menos de uma hora os quatro candidatos debateram-se temas como a retirada de pórticos na Maia, o investimento em transportes e mobilidade sustentável, o projeto do tanatório na Maia e também a habitação e a habitação social.
Entre diferentes opiniões sobre temas estruturais para o futuro do município, houve ainda tempo algumas alfinetadas ao atual executivo e, por parte de Silva Tiago, surgiu ainda a crítica à ausência de Francisco Vieira de Carvalho. Note-se que, ao que o Porto Canal explicou em direto, o candidato do PS terá sido convidado mas “não aceitou deslocar-se a este debate”.
O atual presidente da Câmara da Maia lamentou a “ausência do candidato do PS, que se recusou a vir a este debate, numa manifestação de desrespeito para com todos e para com a comunidade maiata, que deve tomar nota deste desrespeito e sancioná-lo oportunamente”.
Chega descontente por não ter sido convidado para debate: “fantochada politiqueira!”
Já depois da emissão do debate, André Almeida, candidato à Câmara Municipal da Maia pelo partido Chega, mostrou-se descontente por não ter sido convidado para o debate.
“Se a democracia no nosso país já não anda recomendável, pelos vistos há quem queira piorá-la a cada dia que passa, e pseudo políticos coniventes! Repudio veementemente a não menos medíocre atitude dos candidatos Alfredo Maia, Silvestre Pereira, João Borges e Silva Tiago (Maia em Primeiro) pela participação em tal fantochada ignorando os valores básicos da igualdade entre candidatos. Demonstram exatamente quem são e ao que vêm”, lê-se numa publicação partilhada pelo candidato no Facebook.
Sobre o assunto, contactado pelo NOTÍCIAS MAIA, o Porto Canal explica que a decisão editorial para os debates das Autárquicas 2021 é convidar apenas os “partidos ou forças políticas atualmente representados nos órgãos autárquicos”.
Em resposta por e-mail, o mesmo canal acrescenta que “esta foi uma decisão editorial adotada em estrita conformidade com o disposto no Regime Jurídico da Cobertura Jornalística em Período Eleitoral (Lei n.º 72-A/2015), e que teve por base as restrições decorrentes da pandemia em curso de COVID-19”.