Partido apresenta candidatos à “União de Freguesias de Nogueira e Silva Escura” e a “São Pedro de Fins”. Os nomes estão errados.
O Chega distribuiu, pelas caixas do correio dos maiatos, um panfleto com a apresentação do seu candidato à Câmara Municipal da Maia, André P. Almeida, contendo no verso ainda os candidatos à Assembleia Municipal e às dez juntas de freguesia do concelho.
No entanto, de forma insólita, apresentam Teixeira Ferreira como candidato à “Junta da UF de Nogueira e Silva Escura” e ainda José Bastos, candidato à “Junta de Freguesia de S. Pedro de Fins”.
Em 2013, com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, a Maia passou a ter apenas dez freguesias, por força da agregação de antigas freguesias. Neste processo, surge a Freguesia do Castêlo da Maia, composta pela agregação de Barca, Gemunde, Gondim, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso; a Freguesia da Cidade da Maia, composta pelos territórios de Gueifães, Maia e Vermoim; e a Freguesia de Nogueira e Silva Escura, composta pela agregação de Nogueira e de Silva Escura.
Neste processo de reorganização do território, dentro do concelho da Maia, não foram utilizadas as designação de União de Freguesias, sendo portanto errado designar a nova freguesia de Nogueira e Silva Escura como uma “UF” (União de Freguesias).
Por seu lado, S. Pedro Fins foi uma das freguesias que em 2013 permaneceu inalterada, mantendo a mesma designação que remonta ao século XVII. A existência da Comissão de Festas em Honra de S. Pedro e S. Fins e a Conferência Vicentina de S. Pedro e S. Fins, são dois dos exemplos que remetem para a existência de dois santos padroeiros da freguesia, o São Pedro e o São Fins. Remetendo para dois santos padroeiros, não tem lugar o “de”.