A Proteção Civil já alertou para “precipitação, por vezes, forte” nos próximos dias.
O primeiro dia da semana trouxe um tempo incerto mas parece que, a partir desta terça-feira, 14 de setembro, o melhor é mesmo não se esquecer do guarda-chuva em casa.
A previsão é de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento, por vezes forte, e descida da temperatura máxima. Poderão ainda ocorrer cheias e inundações em zonas urbanas devido às previsões de chuva.
Já no domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha alertado para “precipitação, por vezes, forte, sobretudo no litoral centro e sul, estendendo-se para a totalidade do território”, nos próximos dias.
“Face às previsões de precipitação forte e persistente nas regiões acima mencionadas, poderão ocorrer cheias e inundações nas áreas urbanas, com destaque para a área metropolitana de Lisboa e para a cidade de Setúbal. Há também o risco da subida do nível das águas dos rios e ribeiras do Algarve, que poderão causar inundações nas zonas urbanas e mais impermeabilizadas. Recomenda-se especial atenção à eventual conjugação dos picos de precipitação com as horas previstas para a preia-mar”, refere um comunicado da ANEPC.
Ainda assim, a partir de quarta-feira o tempo deverá melhorar começando pelo centro e sul de Portugal continental.