O corredor ferroviário de Trás-os-Montes ligaria o Sá Carneiro a Bragança em 1h15 e seguiria depois para Madrid. Lisboa e Porto ficam a 1h15 e, Lisboa e Madrid, a 4h15.
Um estudo elaborado para a Associação Vale d’Ouro propõe uma nova linha de alta velocidade que ligaria o Porto a Zamora, com estações em Paços de Ferreira, Amarante, Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
De acordo com o jornal Público, este corredor ferroviário de Trás-os-Montes mediria 265 quilómetros entre o aeroporto de Sá Carneiro e Zamora. A linha permitiria comboios de mercadorias e de passageiros e tem um custo estimado em 3,7 mil milhões de euros.
“Pode parecer muito dinheiro, mas isto não é um projeto só para o Norte. É certo que dará uma nova centralidade ao Porto, mas Lisboa pode ficar a 4h15 de Madrid”, explicou Luís Almeida, presidente da Associação Vale d’Ouro.
“Pela futura linha de alta velocidade, Lisboa e Porto ficam a 1h15 de distância, e com este corredor transmontano o Porto fica a três horas de Madrid“, acrescentou o engenheiro civil.
A linha sai do Aeroporto Sá Carneiro, na Maia, e segue até Paços de Ferreira. Este será o troço mais lento, com o comboio a circular a 160 km/h, por se tratar de uma zona densamente povoada. Até Vila Real, comboio seguirá a 200 km/h. Daí até Espanha, a linha está pensada para 250 km/h, sendo que, já em território espanhol, atinge os 300 km/h.