Para frequentar a Universidade Sénior Experiências e Saberes basta ter mais de 55 anos e “possuir a robustez física e psíquica necessária à participação nas atividades”. Os custos de participação “serão acessíveis”.
No passado dia 1 de outubro decorreu, no Auditório da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, a cerimónia de abertura do ano escolar da Universidade Sénior Experiências e Saberes – USES.
Esta universidade resulta da concretização de um projeto da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura (ARCNSE, com o apoio do Portugal Inovação Social e onde a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura assumiu o papel de Investidor Social.
Quer fazer parte? Basta ter mais de 55 anos de idade e “possuir a robustez física e psíquica necessária à participação nas atividades”. Os custos de participação “serão acessíveis”, garante a organização.
O objetivo desta universidade é dinamizar “um conjunto de atividades que valorize e capacite os seniores da freguesia (e do concelho)” de forma a minimizar a exclusão social.
Desta premissa, a Universidade Sénior propõe-se a:
• Promover atividades recreativas e culturais, nomeadamente convívios, encontros de reflexão, palestras, oficinas de trabalho, debates, visitas de estudo e passeios que permitam a formação pessoal e social ao longo da vida;
• Convívio e diálogo inter-geracional de modo a combater a solidão e a exclusão social dos seniores;
• Troca de ideias, valores e experiências, ocupando o tempo livre de modo útil e agradável;
• Promover a saúde física, mental e relacional das pessoas;
• Educar para a cidadania, o consumo, a defesa do meio ambiente, a saúde, a compreensão e tolerância;
• Fomentar a participação ativa, crítica e reflexiva dos seniores na sociedade civil.
As temáticas a abordar serão as tecnologias, as humanidades e tradições, o ambiente e segurança e as artes e o bem-estar.
Recorde-se que a Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura tem também em andamento um projeto onde a música é o ponto de partida.
“Ao Som das Gerações” é o novo projeto que está a dar música aos maiatos