A prioridade para receber esta 3ª dose são as pessoas com 80 e mais anos, os utentes de lares e pessoas a receber cuidados continuados.
Arrancou esta segunda-feira, 11 de outubro, a inoculação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em Portugal.
Serão vacinadas todas as pessoas com mais de 65 anos mas, “sendo que neste grupo etário a prioridade são as pessoas que têm 80 ou mais anos e as pessoas que são utentes de lares e da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares”, referiu Graça Freitas em conferência de imprensa.
Segundo a responsável da DGS, esta dose de reforço da imunidade “destina-se, nesta fase, às pessoas com mais idade, porque há sempre esta associação entre o fator idade e o fator vulnerabilidade”.
Nos lares da Maia, a 3ª dose começa a ser administrada um dia depois do arranque oficial a nível nacional.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Emília Santos, vereadora da saúde da Câmara Municipal da Maia, informou que a vacinação nos lares da Maia arrancam na terça-feira, 12 de outubro. Mas não em todos os lares do concelho.
No caso do Lar Estância do Amanhecer, também na Maia, a vacinação deverá acontecer “nos próximos 15 dias”.
Contactada pelo nosso jornal, a proprietária explicou que os utentes receberam a vacina sazonal contra a gripe no passado dia 7 de outubro e que, segundo informou o ACES Maia/Valongo, a 3ª dose da vacinação contra a Covid-19 irá acontecer “nos próximos 15 dias”, não sendo ainda certa a data.
Tento em conta dados informativos do município aquando do início da vacinação contra a covid-19, em janeiro, há 900 idosos em lares para vacinar na Maia.