A operação é inédita no mundo e será levada a cabo por uma empresa galega de drones que usa os aparelhos para transportar mercadorias até aos barcos que atravessam o estreito de Gibraltar.
O vulcão Cumbre Vieja em La Palma continua a deixar um rastro de destruição e, neste caso em específico, deixou encurralados vários cães dentro de um pátio. Alguns não resistiram, mas aqueles que ainda se encontram encurralados estão a ser alimentados por drones de pessoas particulares, que lhes têm levado comida e água.
Com a partilha desta realidade e de imagens na televisão e nas redes sociais, as pessoas ficaram sensibilizadas e lançaram apelos para que os cães fossem salvos.
Ouvindo esses apelos, uma empresa galega de drones chegou-se à frente e vai entrar em ação para resgatar os cães em segurança. A solução será um resgate “inédito em todo o mundo”.
Numa “manobra sem precedentes que nunca foi feita”, tal como o CEO da empresa explicou ao “El País”, os aparelhos criados pela empresa para transportar mercadorias até aos barcos que atravessam o estreito de Gibraltar vão servir um outro propósito e vão voar até ao local onde estão estes cães.
Com mais de dois metros de diâmetro e com capacidade para transportarem até 24 quilos, estes drones gigantes vão ter de fazer um percurso de quase mil metros de ida e volta. O momento do salvamento vai acontecer com o recurso a uma rede e comida para atrair os cães, que se fecha assim que eles a pisem.
Apesar de um entrave que a empresa galega enfrentou, uma vez que a operação “inédita” precisou de autorizações especiais para sobrevoar a zona com os drones, chegou a confirmação de que se precisava para avançar. Já este domingo, a empresa galega voou para as Canárias e, nos próximos dias, vai dar-se início a esta operação.