Como é que se adapta um serviço de proximidade às exigências de uma pandemia? A empresa maiata Culsen® explica como encarou o desafio e como ultrapassou esta crise melhorando a qualidade do apoio domiciliário prestado a idosos e adultos dependentes.
A pandemia parou o mundo mas o trabalho dos cuidadores ao domicílio continuou e, no caso da Culsen®, aumentou. Neste dia 19 de outubro, aquando do 14º aniversário da Culsen®, o NOTÍCIAS MAIA mostra-lhe este caso de sucesso.
A Culsen® é uma empresa maiata que se dedica ao apoio domiciliário a idosos ou adultos dependentes. Durante os 365 dias do ano, os clientes da Culsen® podem contar com serviços como “Cuidados Básicos e de Higiene Pessoal”, “Gestão de Medicação”, “Apoio Noturno”, “Apoio no Exterior” ou até mesmo “Companhia”. Atualmente, a empresa apoia dezenas de famílias e integra uma equipa de mais de 80 cuidadores.
O desafio da pandemia
Tal como muitas empresas e negócios, a Culsen® viu-se em mãos com aquele que foi o seu maior desafio de sempre: adaptar um serviço de proximidade a uma pandemia que pede distância.
A verdade é que o cuidado ao domicílio de idosos e pessoas dependentes não tira férias e a missão da Culsen® não permitiu deixar ninguém para trás.
Quando tudo ainda era incerto, nesta empresa já se utilizava material de proteção individual e não se faltava com o compromisso de apoiar quem não se consegue cuidar sozinho.
Pedro Leite Antunes, Diretor Geral da Culsen®, explica que a empresa recebeu vários pedidos de clientes novos que testaram positivo e que “não tinham apoio de nenhuma instituição”. Nessa altura, “a equipa sentiu que era de certa forma a sua obrigação” atender a essas pessoas, até porque a sua grande “missão é a de cuidar”.
Muitas destas pessoas estavam “desamparadas”, ou pela família também estar infetada, ou porque os familiares não podiam arriscar.
Durante este período, a equipa tentou evitar o cruzamento entre cuidadores, esteve atenta a cada atualização sobre a pandemia e, mais à frente, foi ativa na procura pela vacinação prioritária dos cuidadores.
Cuidadores esses que “disponibilizaram muito do seu tempo pessoal para proteger os clientes, mantendo-se em isolamento preventivo” com um “nível de dedicação e carinho extraordinário”, reconhece o diretor.
“Felizmente o número de infeções foi muitíssimo reduzido e o empenho dos Cuidadores permitiu assegurar cuidados a todos”, continua Pedro Leite Antunes.
A verdade é que a Culsen® passou a apoiar mais pessoas durante a pandemia. Também porque, durante esses meses onde algumas estruturas residenciais revelaram muitas dificuldades, as pessoas passaram a considerar ainda mais os cuidados em casa como uma opção. “As pessoas assumiram que, em casa, o risco poderá estar mais controlado”, explica.
Recrutamento ativo durante todo o ano
Cuidar com qualidade da saúde e do bem-estar de pessoas idosas ou dependentes já é um grande desafio mas, a este, acresce a dificuldade em encontrar colaboradores com formação na área.
Pedro Leite Antunes explica que “é das questões mais desafiantes” e lamenta que haja “pouca oferta de formação profissional nesta área”. Refere ainda que “há escassez de profissionais como ajudantes familiares e de geriatria ou auxiliares de saúde”.
Uma realidade que compromete o ritmo de crescimento da Culsen® que, neste momento, tem uma procura superior à oferta que assegura. A empresa está serena e focada em melhorar a qualidade do serviço junto das pessoas que já contam com eles.
Nesta fase, que é também de reestruturação interna, a equipa de gestão e de cuidadores vai continuar a crescer.
“Nós nunca paramos de procurar novos e bons cuidadores. O recrutamento é contínuo durante todo o ano”, explica Adelaide Leite Antunes, proprietária e Diretora Financeira.
A Culsen® procura pessoas qualificadas com formação e/ou experiência na área. No caso de os candidatos não preencherem pelo menos um dos requisitos, o convite é para que realizem formação e que voltem à Culsen® com motivação e gosto pelo cuidar. Depois, as portas estarão abertas.
A Culsen® pretende agora ajustar-se e concentrar-se cada vez mais na personalização e individualização do apoio. “Com o crescimento da equipa, o número de clientes irá crescer naturalmente de modo sustentado.”
A valorização da formação assume uma grande importância na empresa, assim como a qualidade do serviço de cada um dos cuidadores. Uma qualidade que é controlada regularmente e apreciada pelos clientes e pelas suas famílias, que acabam por referenciar a empresa a outras pessoas.
Morada
Rua António Gomes Soares Pereira, 44
4470-139 Maia
Contactos
T. 22 942 30 38
[email protected]
www.culsen.com