“Acrescentando 1.300m ao caminho de circulação paralelo à pista, incluindo um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300m”, refere a ANA, dando conta de que durante as obras “foram reabilitados 600m do ‘taxiway’ e instalada nova sinalização operacional, utilizando mais de 200 km de cabos elétricos”.
“Este investimento, de cerca de 31 milhões de euros, da ANA/VINCI Airports, representa uma melhoria operacional fundamental, com impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros. Este novo caminho de circulação de aeronaves irá melhorar a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto e consequentemente reforçar a sua importância na região e no país como catalisador do desenvolvimento económico”, explica a empresa.
Ainda segundo a ANA, a expansão do ‘taxiway’ permite ao aeroporto situado na Maia “manter o seu trajeto de crescimento sustentado no futuro”.
As obras agora concluídas “fazem parte da estratégia da ANA/VINCI para a modernização do Sá Carneiro, cujos investimentos já incluíram a remodelação da área comercial, uma nova área de rastreio de segurança, utilizando tecnologia de ponta e a inovação aplicada à melhoria da experiência dos passageiros”.
“Acreditamos que a extensão deste ‘taxiway’ será mais um bom exemplo da nossa capacidade de contribuir para o desenvolvimento económico sustentável das regiões que servimos”, assume o CEO da ANA.