O Governo canalizou 9,1 milhões de euros para uma nova linha de apoio dirigida a universidades e institutos politécnicos do Norte do país, anunciou esta sexta-feira, 12 de novembro, o Ministério da Coesão Territorial.
A verba, de acordo com um comunicado divulgado pelo ministério, visa apoiar Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) que integrem uma instituição de Ensino Superior da região na construção ou reabilitação de instalações e na aquisição de equipamentos.
São potenciais beneficiários deste apoio as universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), bem como os institutos politécnicos do Porto, de Viana do Castelo, do Cávado e do Ave e de Bragança.
Segundo o Ministério da Coesão Territorial, cada instituição pode apresentar, no máximo, uma candidatura, para um valor de apoio até dois milhões de euros.
Os Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia, segundo foi explicado, “têm como missão apoiar o desenvolvimento de setores emergentes e a utilização de tecnologia nos setores tradicionais da economia, de forma a contribuir para a diversificação e maior competitividade do tecido empresarial”.
O objetivo do apoio é dar “melhores condições” aos centros de valorização para “otimizar a capacidade económica já existente no território, aumentar a oferta científica e tecnológica de excelência e aproximá-la das necessidades das empresas, num contributo para o aumento do valor criado na economia desta região”.