Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis. Este Autovoucher estará, para já, ativo de novembro de 2021 a março de 2022.
Mas qual é o desconto que vou ter?
O apoio máximo é de cinco euros por mês e, como o programa vigora até março, será de um total de 25 euros, sendo que o valor que não for gasto num determinado mês transita para os meses seguintes.
O Governo utilizou a fórmula de 10 cêntimos por litro até a um limite máximo de 50 litros.
O apoio será entregue a cada contribuinte e não por agregado familiar.
Como aderir?
Para aderir ao programa terá de inscrever-se na plataforma do Ivaucher/Autovaucher. Se já estava inscrito para o Ivaucher não precisa de fazer nova inscrição. A inscrição é simples e estará ativa em cerca de 48 horas.
Como usufruir?
Depois de estar registado na plataforma do Ivaucher/Autovaucher, quando for abastecer o carro, terá de escolher um posto de combustível aderente ao programa e colocar o número de contribuinte na fatura.
Além disso, terá de fazer o pagamento com um cartão multibanco de um banco que também tenha aderido ao Autovaucher. Consulte de seguida a lista dos Bancos que aderiram à medida:
Qualquer posto de abastecimento serve?
Não. O apoio só será válido em postos de abastecimento que tenham aderido ao Autovoucher. Na Maia, segundo lista consultada a 16 de novembro de 2021, os estabelecimentos onde poderá usufruir da medida são os seguintes:
©Lista de Postos de Abastecimento de Combustíveis Aderentes na Maia (atualizada a 16 de novembro)
O desconto é feito antes de pagar?
Não. O consumidor deverá pagara a totalidade da fatura, sendo depois recrescido. O apoio é transferido para cada consumidor sob a forma de reembolso direto na conta bancária associada ao cartão com que foi realizado o pagamento.
Assim, após o primeiro consumo do mês num posto de combustíveis integrado no Programa será reembolsado na conta bancária do consumidor, até dois dias úteis depois, o valor correspondente ao autovaucher.
1 comentário
Não é preciso colocar o NIF (número de contribuinte) para ter direito ao desconto