O acesso ao universo online pode proporcionar diversos benefícios às crianças, especialmente quando se tratam de materiais educativos. No entanto, sabemos que a Internet está repleta de perigos, principalmente para as crianças.
Como pais, geralmente fazemos tudo o que podemos para manter nossos filhos seguros. Mas o que cada um está a fazer para protegê-los de agressores, predadores e conteúdo impróprio online?
Com o aumento crescente do acesso à Internet, hoje em dia, também existem algumas soluções justamente para nos protegerem contra os perigos da Internet. Por exemplo, uma boa recomendação é que use VPN para proteger o seu Windows e outros dispositivos. Se quiser saber como proteger os seus filhos, continue a leitura e conheça algumas dicas que separamos e que o ajudarão a mantê-los seguros na Internet!
Sugestões para proteger as crianças na Internet
Aqui estão algumas dicas muito importantes que pode implementar para manter os seus filhos seguros na Internet.
1. Fale com seu filho sobre o uso da Internet
Assim que o seu filho começar a aceder à Internet, converse com ele sobre o que está a ler, a assistir e com quem comunica online – e mantenha a conversa à medida que envelhecer. Pergunte ao seu filho quais os sites que visita e que aplicações usam, escreva uma lista e examinem-na juntos. Converse com seu filho sobre o que acha apropriado e lembre-o de que isso pode ser diferente para outros pais e filhos.
Ouça o seu filho e chegue a um acordo sobre o que é certo para a sua família. Lembre-se de que chegará o momento em que eles acederão à Internet fora da segurança de casa e cada um deseja que eles estejam preparados para isso.
É vital ensiná-los sobre a sua reputação online também, e como eles devem ter cuidado sobre como se comportam, como interagem com as pessoas e como se representam num fórum público. Eles devem sempre recordar que a Internet não é privada.
2. Mantenha ecrãs e dispositivos onde possa vê-los
Supervisione sempre o tempo que o seu filho está online, especialmente no caso de crianças mais novas. Mantenha o computador num local central da casa, onde seja fácil ficar de olho no que seu filho está a fazer e a ver online. No caso dos dispositivos móveis, pode configurá-los para esquecer as passwords de Wi-Fi, para que os seus filhos não possam ficar online sem o saber. Pode tentar fazer um acordo de que não há tablets, portáteis ou jogos nos quartos. Para crianças mais novas, também pode considerar verificar o histórico do navegador depois, para ver quais os sites eles estão a visitar.
Esta abordagem obviamente fica mais difícil à medida que as crianças crescem e descobrem como limpar histórias – o que é mais uma razão para abrir as linhas de comunicação sobre o uso da Internet numa idade precoce.
3. Conheça o controlo parental
Pesquisas inocentes online podem levar a resultados não tão inocentes, portanto, é aconselhável saber como usar os controlos parentais / restrições de pesquisa oferecidos por navegadores, provedores de serviços de Internet e dispositivos. Por exemplo, o recurso Filtros SafeSearch no Google bloqueará sites com material sexual explícito. Para ativá-lo, vá para Configurações / Filtros SafeSearch. Embora não seja 100% preciso, o controlo parental pode ajudar a impedir que seu filho veja e aceda à maioria dos materiais violentos ou sexuais.
4. Saiba quem são os amigos online dos seus filhos
Como adultos, sabemos que algumas pessoas online não são quem dizem ser, mas crianças e jovens podem ser ingénuos sobre com quem estão a conversar, se não forem ensinados a ser cibernéticos desde cedo. Certifique-se que se torna amigo e contato dentro dos círculos social do seu filho e supervisione as publicações. Os seus filhos podem resistir, mas diga que é uma das condições para permitir o acesso.
5. Ensine os seus filhos a manter a localização privada
A maioria das aplicações, redes e dispositivos possuem recursos de geo-tagging que tornam a sua localização pública e podem levar alguém diretamente a sí. Esses recursos devem ser desativados por razões óbvias de privacidade e segurança. As fotos digitais também contêm metadados (informações sobre a hora, data e coordenadas GPS) que podem revelar mais do que deseja. Algumas plataformas de social media ocultam ou removem automaticamente esses dados, mas não todos,. Faço o seu trabalho de casa e saiba quanta informação está a partilhar.
Conclusão
A Internet pode ser ótima para as crianças e adolescentes. Porém, é muito importante que os pais se mantenham atentos ao que os seus filhos fazem online. Conversar de forma aberta sobre os riscos da Internet é sem dúvida o melhor primeiro passo a dar. Explique porque se preocupa com a Internet e porque é importante ter esse controlo. Afinal de contas, é tudo para proteger os seus filhos.