O Parque das Fontes, situado à entrada da Cidade da Maia, ao lado da Via Norte (EN14) e das “pirâmides”, vai ser requalificado pela Câmara Municipal. O projeto pretende manter o elemento água e vai acrescentar árvores.
O projeto ainda não foi oficialmente anunciado, mas o NOTÍCIAS MAIA sabe que já existe. O local onde agora se encontra relva, vai ser preenchido por vários elementos arbóreos criando um pequeno bosque. É neste espaço que se encontra a nascente do Viso, que no passado chegava a ter filas de pessoas que ali se abasteciam de água.
O nome deste espaço municipal, Parque das Fontes, “provém do facto de ali convergirem águas de três nascentes naturais: a nascente que existe junto à Escola Secundária da Maia, por muitos designada por mina do Calheiros, cuja curso passa em frente ao edifício onde está localizada atualmente a Polícia de Segurança Pública (PSP), descendo em seguida pela Rua do Viso; a nascente do Rio Novo, que está situada debaixo do edifício da Camara Municipal e desce pela Avenida Visconde de Barreiros, a qual, no passado, abastecia um tanque que lá existiu e que servia de lavadouro público e a nascente do Viso”, segundo escreve Vítor Maia em Ilustres da Maia – Biografias Volume I.
De recordar que a plataforma Holidu, em estudo sobre as cidades mais verdes, colocou a Maia em segundo lugar nacional, sendo apenas ultrapassada pelo Porto. Segundo o estudo, a Maia tem 0,49m2 de parques e jardins por 1000 habitantes, o Porto atinge os 0.57m2 e no terceiro lugar do pódio, fica Vila do Conde com 0.38m2.