O projeto Brincar nos Quintais, do Jardim de Infância Monfortinhos de Real, na Cidade da Maia, venceu o prémio da categoria “Espaço Escolar”, da 4ª edição da iniciativa Escola Amiga.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Manuela Monforte, diretora pedagógico do Jardim de Infância, explica que este projeto sempre existiu, mas que ganhou uma nova importância durante o confinamento.
A responsável conta-nos que a escola valoriza o “equilíbrio de todos os conhecimentos” e que “as relações e os afetos” são tão importantes como a matemática ou o português.
Foi nesse sentido que a escola sempre promoveu “uma relação aberta com o espaço envolvente da instituição” e, naturalmente, com a comunidade. Na prática, neste projeto, as crianças deslocam-se aos quintais dos vizinhos sempre com um “objetivo educativo”. Por exemplo, colher dióspiros para depois fazer doce e oferecer de novo aos vizinhos que, gentilmente, lhes abriram a porta.
Estas visitas são importantes para as crianças, mas também para os vizinhos que, na sua maioria idosos, combatem um pouco a solidão.
Manuela Monforte lembra ainda que o ambiente envolvente da escola é “muito calmo” e que, quando é possível, as crianças começam logo a frequentar os jardins e quintais envolventes. “Esta dinâmica faz parte da nossa génese”, conclui a responsável.