É uma promoção com vários anos mas ainda parece mentira. Na Taberna do Visconti, casa bem conhecida pelos amantes de sandes de presunto, rissóis, bifanas e alheiras, a loucura manifesta-se durante o mês de dezembro e o café é vendido por apenas 30 cêntimos. Apesar de ser surpreendente, é um costume com sete anos. Desde 2013 que o café tem um valor promocional entre os dias 1 de dezembro e 25 de dezembro.
Mas não é só durante o natal que o preço do café é surpreendente. Numa altura em que começa a ser difícil encontrar um local que cobre menos de 70 cêntimos por um cimbalino, na Taberna do Visconti o preço é de 50 cêntimos. Sim, leu bem. Um café, ou expresso ou até uma bica, ainda tem o valor de €0,50. Mas não fica por aqui.
Se o preço do café é atrativo, o mesmo acontece na generalidade da oferta. A sandes de presunto a €1,5 deixa qualquer amante daquele tipo de carne com sérios riscos de repetir e voltar para mais.
A Taberna do Visconti parece uma cápsula do tempo, a fazer recordar os anos 80. A decoração do estabelecimento não sofreu grandes alterações e até a predileção clubística faz lembrar um passado recente. O Salgueiros, um histórico clube de futebol que está há vários anos mais distante da atenção mediática, é marca presente nesta casa.
Ao balcão encontra-se outro fator que faz desta taberna ímpar. É possível encontrar praticamente todo o tipo de publicação jornalística e mergulhar na leitura de um desportivo, generalista, nacional ou regional. Os mais conhecidos jornais de tiragem diária, semanal, quinzenal ou mensal, são disponibilizados para quem os quiser ler.
Tudo isto acompanhado por uma receção peculiar. Longe da falta de serviço, ali ninguém entra sem um bom dia e ninguém sai sem um curioso “não se esqueça de espalhar a palavra do senhor”.