A LIPOR investiu 1,16 milhões de euros em novas viaturas movidas a gás para a recolha seletiva de biorresíduos nos seus Municípios. A entrega dos veículos, financiados pelo Programa POSEUR, decorreu no dia 15 de dezembro, nas instalações da Lipor.
“Este investimento reforça a aposta da LIPOR e dos Municípios associados na promoção da recolha seletiva da fração de biorresíduos (alimentares e verdes), ajudando ao cumprimento das Metas e Objetivos de Portugal perante a União Europeia”, explica a LIPOR em comunicado.
Além disso, a empresa reforça que “o investimento resulta também de uma busca por soluções alternativas que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos”.
O gás natural comprimido é um dos combustíveis que, quer em termos de custos, quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2, mais concorre para os objetivos de descarbonização.
“Este é um investimento com um triplo impacto positivo – aumento das quantidades de recicláveis recolhida, cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e diminuição da poluição nas áreas urbanas”, remata a empresa que serve os oito concelhos da Área Metropolitana do Porto.