O primeiro-ministro António Costa anunciou as novas medidas de combate à pandemia, em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, dia 21 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda.
Entre as medidas anunciadas, há uma antecipação da “semana de contenção”, que entra em vigor já a dia 25, às 00h00, tais como:
- Teletrabalho obrigatório;
- Encerramento de creches e ATL’s;
- Encerramento de discotecas e bares — com medidas de apoio.
Passa a ser obrigatório teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local, para cerimónias como casamentos e batizados e também para eventos empresariais. Da mesma forma, os espetáculos culturais e a entrada em todos os recintos desportivos, independentemente da taxa de ocupação, também exigem teste.
A lotação de espaços comerciais será reduzida para uma pessoa por cada cinco metros quadrados.
Proibição de Ajuntamentos no Natal e Ano Novo
Para os principais dias de festa, há regras específicas:
- Teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano;
- Proibição de ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas no Natal (24 e 25 dez) e Ano Novo (30, 31 dez e 1 jan) e proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Mais testes e tolerância de ponto
António Costa anunciou ainda que os testes gratuitos passam a ser seis em cada mês, em vez de quatro e que o Governo vai dar tolerância de ponto quer a 24, quer a 31 de dezembro o dia inteiro.