Desde 7 de dezembro que cinco diferentes materiais (papel e cartão, plásticos, pilhas, resíduos orgânicos e resíduos indiferenciados) passaram a ser alvo de recolha seletiva nas escolas que integram a rede de Escolas Sustentáveis da Tunísia. O projeto de Recolha Seletiva contou com a participação “fundamental” da Lipor.
Em comunicado enviado ao NOTÍCIAS MAIA, a Lipor explica que, enquanto consultora designada para apoiar o Ministério do Ambiente e dos Assuntos Locais da Tunísia na implementação da recolha seletiva em 400 escolas tunisinas, “foi responsável pela assessoria técnica, pela seleção, aquisição e transporte dos equipamentos para a Tunísia e pela conceção gráfica e produção dos autocolantes onde consta a identificação do material, em francês e árabe, respetivos pictogramas e a menção ao Projeto e à Cooperação entre Portugal e a Tunísia”.
A cerimónia decorreu na escola primária Mongi Slim na cidade Olímpica em Tunes e teve a participação de docentes e alunos. Contou com a realização de um espetáculo com crianças e com a partida da caravana de triagem que iniciou a distribuição dos contentores pelas 400 escolas primarias distribuídas pelo País, que representam 10% do total dos estabelecimentos de ensino deste nível na Tunísia.
O evento contou ainda com a presença da Ministra dos Assuntos Locais e Ambiente da Tunísia Leila Chikhaoui e do Embaixador de Portugal na Tunísia, Nuno Bello, em representação de Portugal e das entidades portuguesas envolvidas no Projeto.