Os eleitores que não consigam ir às urnas a 30 de janeiro já podem pedir o voto antecipado em mobilidade nas legislativas e exercer o seu direito uma semana antes, no dia 23 de janeiro.
Nas últimas legislativas, em 2019, mais de 50 mil eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.
Para este ato eleitoral, o Governo já anunciou que o voto antecipado em mobilidade nas legislativas está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas, apelando à inscrição nesta modalidade de votação para prevenir situações de isolamento devido à covid-19 na data das eleições.
Todos os eleitores recenseados no território nacional podem votar em mobilidade, sendo que a inscrição poderá ser feita entre 16 e 20 de janeiro.
Se pretender inscrever-se via online, basta clicar aqui e seguir os passos indicados pela plataforma criada para o efeito. Ser-lhe-á pedido o número do cartão de cidadão assim como o número de telefone. Depois terá de confirmar em que concelho pretende exercer o direito de voto de forma antecipada.
Se preferir pode também fazer a inscrição via postal. Poderá encontrar toda a informação aqui.
Entre 20 e 23 de janeiro, estará também aberta a inscrição para “Eleitores em confinamento obrigatório” e “Eleitores internados em estruturas residenciais (lares) e instituições similares”.