No início de 2021 a LIPOR e os seus Municípios Associados, dos quais a Maia faz parte, criaram uma solução para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto. Findo o ano 2021, a LIPOR considera que “os resultados são positivos” revelando que foram encaminhadas para a reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.
Estes Ecocentros Móveis percorrem cada uma das freguesias dos oito municípios associados à LIPOR e, em 2022, vão continuar a sua viagem.
Os Ecocentros Móveis estão disponíveis para receber diferente materiais para valorização ou tratamento, como é o caso dos CD’s e DVD’s, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens e latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), lâmpadas Led e lluorescentes, papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), pilhas e baterias, tinteiros e toners e rolhas de cortiça.
Os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si no site da Lipor e dos respetivos municípios. No caso da Maia, a informação ainda não foi disponibilizada.