Já são conhecidos os deputados maiatos eleitos nestas eleições autárquicas de 2022. Apesar da vitória esclarecedora dos socialistas na Maia, o circulo eleitoral do Porto elegeu dois parlamentares do PSD e apenas um do PS.
João Torres, que foi candidato a Presidente da Assembleia Municipal da Maia e é desde 2019 Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor no governo de António Costa, foi eleito na sétima posição da lista do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral do Porto.
No que ao Partido Social Democrata diz respeito, foram eleitos Márcia Passos, atual deputada do PSD na Assembleia da República,em 7º lugar e, no número 8 da lista do PSD pelo círculo eleitoral do Porto, o atual vereador da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho.
Resultados no Concelho da Maia
O Partido Socialista foi o mais votado no concelho da Maia, tal como vem sendo habitual nas eleições legislativas, ficando-se o Partido Social Democrata pelo segundo lugar, a mais de quatro mil votos de distância. Os socialistas venceram em 8 das 10 freguesias do concelho, apenas com Folgosa e São Pedro Fins a dar a vitória ao PSD.
A Iniciativa Liberal passou a ser a terceira força política no concelho, com praticamente cinco mil votos, à frente de Bloco de Esquerda e Chega. Seguem-se CDU e PAN, acima dos mil votos. Já o CDS-PP não foi além do nono lugar, atrás do Livre. O R.I.R fecha os dez partidos mais votados.
A abstenção ficou nos 33,75%.