A proposta de delegação de competências da Autarquia à empresa vai a votação na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, sendo expectável que a maioria de Rui Moreira garanta a sua aprovação, de acordo com o Jornal de Notícias.
Com esta proposta, a STCP vai passar a ter a tutela da gestão dos terminais de transportes, parques de estacionamento municipais e equipamentos como o Funicular dos Guindais, o Elevador da Lada e as escadas rolantes do Monte dos Judeus, no Porto, através da STCP Serviços, empresa detida a 100% pela STCP.
Entre as competências a delegar estão a exploração e gestão do Terminal Intermodal de Campanhã, do Terminal das Camélias e do Terminal do Bom Sucesso. É ainda entregue “a realização de todos os estudos necessários para a operacionalização” do ramal da Alfândega com um sistema de transporte público compatível com a utilização do canal para modos suaves. A gestão dos parques de estacionamento municipais (Trindade, do Duque de Loulé, dos Caminhos do Romântico e da Viela do Anjo) será também da responsabilidade da STCP Serviços.
No caso dos parques de estacionamento privados (Ribeira, Palácio da Justiça, Praça de Lisboa, Praça Gomes Teixeira, Praça Carlos Alberto, Praça D. João I e Avis, Castelo do Queijo e Adelino Amaro da Costa) a STCP será o “gestor contratual”.
A STCP Serviços tem como única acionista a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), recentemente transferida para a esfera dos municípios da Área Metropolitana: Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).