As excelentes prestações em competições internacionais valeram um lugar nas nomeações da Confederação de Desporto de Portugal a Filipa Martins e Lourenço França, para as categorias de Desportista Feminina e Treinador do Ano, respetivamente.
Filipa Martins é a detentora da melhor classificação de sempre na ginástica artística portuguesa, atingindo o 37º lugar nos Jogos Olímpicos de Verão em 2016. Em 2021, atingiu um fantástico e inédito 7º lugar nos Mundiais e conquistou assim um diploma na final do all-around, obtendo mais uma vez o melhor resultado nacional de sempre. Integra agora a lista de nomeadas da Confederação de Desporto de Portugal para a categoria de Desportiva Feminina. A lista consta também com Patrícia Mamona, atleta de triplo salto, a judoca Telma Monteiro, a canoísta Teresa Portela e a ciclista Maria Martins.
Na categoria de Treinador do ano, Lourenço França, treinador medalhado de ginástica acrobática nos Jogos Europeus de Minsk, integra a lista de nomeados. Membro do Acro Clube da Maia há 17 anos, junta-se então a Jorge Pichardo (atletismo), Hélio Lucas (canoagem), Jorge Braz (futsal) e Pedro Soares (judo) na luta pelo prémio.
A votação termina no dia 2 de março às 17h00 e poderá ser feita através do link que está nas redes sociais do Acro Clube da Maia. A 3 de março, os vencedores serão conhecidos no decorrer da cerimónia que marca a 25ª Gala do Desporto.