O governo está a aliviar, paulatinamente, as restrições de combate à covid-19. Esta quinta-feira, Mariana Vieira da Silva anunciou cinco medidas que deixam de estar em vigor, sublinhando que é mais um passo para o regresso à vida normal, interrompida há dois anos: “É um passo para a vida normal que há dois anos foi interrompido”.
As medidas de combate à covid-19 foram atualizadas, tendo sido reduzidas cinco restrições:
1. Contactos de risco deixam de ter de fazer confinamento.
Só cumprirá isolamento quem testar positivo ao coronavirus, independentemente de terem ou não sintomas.
2. O teletrabalho deixa de ser recomendado.
Esta medida estava em vigor desde março de 2020 e a partir desta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o teletrabalho deixa de ser recomendado pelo governo. De recordar que o teletrabalho já foi obrigatório, sendo que agora era apenas recomendado.
3. Estabelecimentos comerciais sem limites de lotação.
Os estabelecimentos comerciais, como por exemplo as grandes superfícies, deixam de ter lotação de uma pessoa por cinco metros quadrados. Podem funcionar sem limitações.
4. Deixa de ser obrigatório apresentar o certificado digital, mas há uma exceção.
A apresentação do certificado digital deixa de ser necessária, excetuando as entradas em Portugal. Mantem-se o controlo nas fronteiras.
5. Deixa de ser obrigatório apresentar teste negativo à covid-19 para acesso a eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
Ma mantém-se a obrigatoriedade de teste negativo para o acesso a lares e a pacientes internados, assim como a utilização de máscara em espaços interiores e em espaços exteriores como os estádios de futebol.