O Centro de Vacinação contra a Covid-19 (CVC), abriu no dia 21 de fevereiro de 2021, há um ano trás, na Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, situada em Gemunde, e contabiliza 287.732 vacinas administradas, segundo dados da autarquia.
De recordar que este CVC abriu com capacidade para 250 inoculações diárias, segundo o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, que visitou as instalações no dia 22 de fevereiro de 2021, um número que merece ser comparado à atual capacidade de vacinação de 2000 inoculações diárias do CVC da Maia, situado no centro da Cidade, nas antigas instalações do Maia Club.
Emília Santos, vereadora da saúde da Câmara Municipal da Maia, assinalou a data, referindo que a Maia deve ter orgulho pelo sentido de responsabilidade e forma como combateu a pandemia. Aproveitou ainda para agradecer aos profissionais de saúde e aos voluntários, que tornam o combate possível:
“De facto, a Maia tem todos os motivos para se orgulhar do percurso feito e da forma exemplar como se envolveu neste combate à pandemia, sempre com grande sentido de responsabilidade e espírito cívico.
Chegados aqui, é justo agradecer e elogiar publicamente os extraordinários profissionais de saúde envolvidos neste combate, mas também os muitos técnicos e voluntários da Câmara Municipal da Maia que, com grande espírito de missão e de serviço à comunidade, têm sido inexcedíveis e fundamentais na operacionalização de todas as ações já realizadas”, declarou a vereadora.
A autarca fez uma avaliação positiva do trabalho realizado, muito pelo sucesso da cooperação institucional entre as entidades do concelho, pese embora a batalhar ainda não ter terminado:
“É verdade que a missão não está completa e a batalha não está ganha, mas a avaliação é positiva. E é positiva não apenas pelas metas alcançadas, mas particularmente pelo espírito de cooperação institucional entre as entidades concelhias”, rematou Emília Santos.