O município da Maia é o primeiro da Região Porto e Norte de Portugal a lançar a agenda de sustentabilidade para todas as empresas e entidades do Concelho, quer atuem ou não no setor do turismo. Através da Plataforma Biosphere Sustainable Lifestyle, um sistema que apresenta o nível real de sustentabilidade de qualquer entidade, envolvendo os colaboradores e criando uma ligação com os clientes, todas as entidades do Município poderão ter acesso gratuito à Agenda da Sustentabilidade, alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Programa 2030 das Nações Unidas.
Nesta plataforma digital, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são traduzidos em ações e atividades concretas, que facilitam a monitorização do caminho da sustentabilidade para as entidades e, ao mesmo tempo, criam um ambiente interativo de boas práticas. Poderão ser encontradas cerca de 400 propostas de atividades, sendo que poderão escolher para implementar nas suas empresas aquelas que mais se adequam à sua tipologia, dimensão e posicionamento.
A Plataforma Biosphere Sustainable Lifestyle faz com que todas as entidades do concelho possam desenvolver e executar o seu Plano de Sustentabilidade e aceder à certificação Biosphere sem quaisquer custos associados.
Assim, a estratégia de Turismo da Câmara Municipal da Maia pretende estar alinhada com o desenvolvimento sustentável, daí ser uma ferramenta fundamental para permitir aos agentes do território estarem de acordo com a estratégia do município, criando assim uma execução com maior eficiência coletiva.