Talvez não tenha percebido dada a forma discreta como aconteceu, mas o município da Maia está, desde a noite de sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a iluminar as “pirâmides” e a fonte do estádio municipal com as cores da bandeira ucraniana. A razão, presumivelmente, será apoiar o país de leste que está a sofrer uma invasão por parte da Rússia.
Também no Porto, nas últimas noites, a Câmara em sido iluminada de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana, num ato simbólico que pretende mostrar solidariedade com o povo ucraniano:
“Estamos completamente solidários com o povo ucraniano e repudiamos este crime internacional levado a cabo pela federação russa”, declarou Vasco Ribeiro, chefe de gabinete da presidência da Câmara do Porto.
A Rússia iniciou uma ofensiva militar contra a Ucrânia, na madrugada da passada quinta-feira. Vladimir Putin anunciou esta invasão como uma “operação militar especial” para proteger povos de Donetsk e Lugansk. Anteriormente tinha considerado estas regiões ucranianas como independentes.