O sorteio ditou os adversários de Portugal e da Polónia no play-off do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten, num evento que decorreu na Quinta dos Cónegos em véspera do arranque da eliminatória, que se irá realizar no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
O sorteio, realizado pelo juiz-árbitro Vuk Nikolic, ditou que a jornada de sexta-feira, com início previsto para as 12 horas, começará com o encontro entre os tenistas João Sousa (número um português e 87.º no ranking ATP) e Kacper Zuk (190.º). No jogo seguinte, o maiato Nuno Borges (165.º) terá pela frente o melhor classificado da comitiva polaca, Kamil Majchrzak (75.º).
No sábado, com o relógio a marcar as 10h30, a jornada inicia-se com a partida de duplas entre Francisco Cabral (143.º classificado no ranking mundial de pares) e Nuno Borges (148.º) e Jan Zielinski/Szymon Walkow, 79º e 93º, respetivamente classificados no ranking mundial de pares.
Depois, o primeiro singular do dia e terceiro da eliminatória será disputado entre João Sousa e Kamil Majchrzak, seguindo-se o duelo entre Nuno Borges e Kacper Zuk.
João Sousa: “É tradição ser eu a abrir as eliminatórias, mas é indiferente quem as abre. O objetivo é ganhar os dois encontros do primeiro dia e vamos dar o nosso melhor para o conseguirmos fazer. Vão ser encontros difíceis tanto para nós, como para eles”.
Nuno Borges: “Poder estar aqui e fazer parte da equipa já é especial. Tenho a felicidade de poder competir e quero dar o meu melhor amanhã. Estamos aqui para ganhar, independentemente de ser eu a jogar ou outro elemento da equipa.” Francisco Cabral: “Estar na equipa já é um orgulho enorme e o facto de estar selecionado para jogar já me deixa contente. Tenho de dar o meu melhor no dia do jogo, pois estamos todos a lutar pelo mesmo.”