O Fórum Jovem da Maia acolheu na passada sexta-feira, dia 4 de março, o evento de apresentação dos resultados do Orçamento Participativo Jovem da Maia (OPJM). Ao longo da cerimónia foram anunciados os projetos que obtiveram o maior número de votos e onde será aplicado o devido investimento.
Segundo o regulamento, está previsto que sejam aprovadas uma ou mais propostas até ao limite de 50 000€, contudo, neste caso, foram aceites apenas três, cujos projetos serão lançados pela Câmara Municipal da Maia durante o ano de 2022.
Em 1º lugar, o projeto Cinema ao ar livre, da autoria de Bernardo Carvalho (Realização de sessões de cinema ao ar livre, na Cidade Desportiva da Maia);
No 2º posto, o Festival CineMaia de Janai Reis, Ana Margarida Cavadas, Beatriz Marques, Ana Coelho, Maria Catarina Reis e Inês Magalhães (criação de um festival de cinema nacional com diversas categorias: documentários, ficção, animação, entre outros);
No fim, o 3º lugar resultou num empate entre dois projetos, mas apenas uma dessas propostas correspondia a um valor enquadrado com o limite definido no regulamento. Nesse sentido, foi considerado o projeto “Street Basket”, proposto por Leandro Leal e Sofia Brandão (o projeto consiste na criação de um cesto de basket, portanto metade de um campo, a colocar perto do skate park, na cidade desportiva da Maia) e foi entregue uma menção honrosa ao projeto “Apoiar-te”, proposto pela Márcia Ribeiro (um projeto que visava a criação de um gabinete de apoio aos cuidadores informais no concelho da Maia).
PUB