A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa arrancou no passado domingo, dia 13 de março, e contou com um total de 140 atletas e um circuito extraordinário, complexo e exigente ao longo de aproximadamente 82km com pavé, sterrato, blocos, ganchos cegos, retas de cara ao vento, caminhos agrícolas entre vinhas e pequenos povoamentos.
Sara Ferreira do G.D. Os Maiatos foi a melhor Portuguesa na prova.
As elites e Sub 23, fizeram 3 voltas a um percurso que totalizava 81,2 quilómetros de distância. Na categoria mais alta, Maaris Meier foi a terceira classificada, a vencedora foi Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova) seguida por Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense). A campeã Nacional de Enduro Sara Ferreira do G.D. Os Maiatos foi a melhor Portuguesa na prova Downhill em Tarouca, onde estiveram presentes os campeões do mundo em feminino e masculinos e ainda vários pilotos de renome mundial.
Ainda em Elites Ilda Pereira, fez algumas fugas dando mais de um minuto ao pelotão terminando ao sprint na quinta posição, Alessia Teixeira terminou em 19º lugar devido a uma brutal queda a 1 km da meta, onde teve que ser assistida pela equipa médica.
Na categoria de Juniores Patrícia Duarte teve uma queda aparatosa, ficando com algumas lesões e consegue terminar a prova na 14ª posição, já Clara Teixeira termina na 20ª posição.
A Master 40 Noémia fez uma excelente prova estando sempre no pelotão principal até mais de metade da prova, terminando no 8º lugar.
Chuss Barros, Vânia Gregório e Claudia Calema, não alinharam nesta prova devido a problemas de saúde.
As próximas provas são já em 9 e 10 de Abril com uma etapa em Albufeira, Algarve e Setúbal, Aldeia de Paio Pires.
Maiato Rodrigo Rodriguez acabou a prova no 37º lugar.
A competição, de classe 1 UCI, atraiu um lote de atletas de excelência. Apesar dos adversários fortes, Amaury Pierron foi totalmente dominador. Conseguiu a melhor marca na descida de qualificação, mas ainda melhorou o registo na final, parando o cronómetro nos 2’39”750, o que lhe valeu o triunfo em Tarouca.
Em Juniores Masculinos o Maiato Rodrigo Rodriguez terminou na 37ª posição devido a um furo durante a descida final.
Nos Master 40, Rui Oliveira terminou em 14ª e Luís Ferreira em 19º, já o Maurício Conceição não fez a prova devido a uma avaria mecânica.
Na prova de Enduro realizada em São Brás de Alportel no Algarve a Campeã de Enduro, a Maiata Sara Ferreira sobe ao 2º lugar no pódio a 44 segundos da Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling).
O estreante Rodrigo Bicho, Juvenil consegue um excelente 3º lugar, em elites Ruben Queirós termina na 21ª posição, o 8º lugar foi para o Júnior Rodrigo Rodrigues, em Master 30 Rodrigo Magalhães termina na 12ª posição, em master 45 Luis Ferreira termina na 10ª posição e Rui Oliveira 13ª, em E-MTB João Lopes termina em 23º.
A próxima prova será em Lorvão.