A Rússia comemora anualmente a anexação da Ucrânia, anteriormente território ucraniano. Nesta que foi a celebração do oitavo ano de anexação, enquanto o exército russo invade e bombardeia a Ucrânia, o Presidente Vladimir Putin deslocou-se ao lotado Estádio Luzhniki, em Moscoco, vestido com um casaco da marca Loro Piana, que custa mais de 12 mil euros.
Facto que passa quase despercebido à generalidade da comunicação do ocidente é a comemoração russa da anexação da Crimeia. O território da Ucrânia foi invadido e anexado ao território da Rússia em 2014 e, desde então, existe uma celebração anual da vitória.
Este ano e apesar do país estar a invadir a Ucrânia e se encontrar a sofrer pesadas sanções internacionais, Vladimir Putin mantém o seu luxuoso estilo de vida. Durante o seu discurso na arena Luzhniki, o Presidente russo usou um casaco da marca italiana Loro Piana, que estará avaliado em mais de 12 mil euros, cerca de 1,5 milhões de rublos. Isto significa mais do dobro do salário médio anual da Rússia.
Este casaco acolchoado tem no seu enchimento camurça de cabra nas mangas, penas de ganso, lã 100 por cento virgem, ou seja, extraída da primeira tosquia. No website da empresa ainda se encontra outro casaco parecido, que custa 10,44 euros. Vladimir Putin já foi visto anteriormente a usar um fato de treino da mesma marca, segundo o “The Telegraph”.
Esta marca italiana foi criada em 1924 e manteve-se na família de Loro Piana até 2013, no ano anterior à anexação da Crimeia, altura em que o grupo LVMH comprou 80 por cento da marca por 2,6 mil milhões de dólares (2,35 mil milhões de euros).
Vladimir Putin acabou por doar o casaco.
A empresa já reagiu sublinhando que deixou de vender à Rússia, não havendo dúvidas de que lado está. Pier Luigi Loro Piana afirmou que “o grupo LVMH estabeleceu distâncias”, deixando claro “de que lado decidimos ficar”.