O município da Maia subscreveu o acordo para a dinamização do Turismo Industrial em Portugal, assinando uma declaração conjunta em que tomaram parte outros sete municípios portugueses. A formalização deste ato decorreu no passado dia 17 de março, integrado na programação oficial da 33ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Segundo o Turismo de Portugal, que é a Autoridade Turística Nacional e está integrado no Ministério da Economia e Transição Digital, “são já várias as empresas e municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade”. Como exemplos, a entidade pública refere “chapelaria, calçado, ourivesaria, cerâmica, mármore, tapeçarias e património mineiro”.
O Programa de estruturação da oferta de Turismo Industrial foi lançado em janeiro de 2020 e tem como objetivo desenvolver uma oferta turística diferenciadora, ancorada em ativos dos territórios. Foram várias as entidades que subscreveram o programa, às quais se junta o município da Maia.
Maia é setor forte em “média-alta tecnologia”
A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, tornou público: “…embora o vasto território concelhio não seja banhado pelo Mar, como já foi outrora uma realidade, a verdade é que é hoje um território muito forte, sobretudo no que respeita ao setor industrial de média e média-alta tecnologia, que a par de todo o seu robusto, vibrante e dinâmico ecossistema empresarial, faz da Maia um território turisticamente magnético, onde se pode vir fazer negócios, mas também colher conhecimento, “know-how” e experiências ao nível da inovação e até de um certo vanguardismo nos processos produtivos. Um interesse que se verifica no setor privado, mas também no setor empresarial municipal, por exemplo, na Maiambiente, que ainda recentemente foi objeto do interesse de entidades congéneres da Malásia, do Brasil e de outros países, nas mais díspares geografias por esse Mundo fora…”.
A imagem de marca levada pela Câmara Municipal à BTL foi o Visit Maia, a marca que promove o destino MAIA, no âmbito da sua estratégia de promoção territorial.
São João da Madeira e Covilhã apontados como exemplos de Turismo Industrial
O município de São João da Madeira é apontado como um exemplo nesta matéria. desde 2006 que tem vindo a salvaguardar o património industrial, o que conduziu à criação de um projeto de Turismo Industrial.
Alexandra Alves, chefe da Unidade de Turismo na Câmara Municipal de S. João da Madeira, explica à Ambitur, que a população sempre teve uma grande proximidade à indústria, o que explica a importância do segmento.