Pedro Adão e Silva é o novo ministro da Cultura do XXIII Governo. A proposta já recebeu luz verde, esta quarta-feira, dia 23 de março, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante os últimos dias chegaram a ser avançados outros nomes, mas acabou por ser mesmo o nome de Pedro Adão e Silva, recentemente nomeado comissário executivo das comemorações dos 50 abril, para ministro da cultura.
Pedro Adão e Silva nasceu em Lisboa, em 1974 e licenciou-se em sociologia no ISCTE, em 1997. É doutorado em ciências sociais e políticas pelo Instituto Universitário Europeu, em Florença.
O professor auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, onde foi, também, diretor do programa de doutoramento em políticas públicas, até setembro de 2021, é também comentador e cronista, e, mais recentemente foi nomeado comissário das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
No Partido Socialista foi membro do Secretariado Nacional do PS entre 2002 e 2004, na altura sob a liderança de Ferro Rodrigues.