A Transmaia, uma transportadora da Trofa, enviou em parecia com o Município de Vila Nova de Gaia um camião humanitário com bens tais como comida, produtos de higiene, medicamentos, entre outros. A viagem começou na passada terça-feira, dia 5 de abril, e terá chegada prevista para dia 10. Este é já o terceiro camião enviado pela empresa.
Depois de várias semanas a receber donativos que foram recolhidos pelo Município de Vila Nova de Gaia, pela Transmaia e pelos seus parceiros, a transportadora enviou um camião com 17 toneladas de mantimentos até à fronteira da Polónia com a Ucrânia. Trata-se de uma carga de 42 paletes, a ser entregue em Chernihiv, uma zona que viu intensos combates e destruição, provocados pelos invasores Russos.
Este é já o terceiro camião com ajuda humanitária disponibilizado pela empresa com sede em São Mamede do Coronado, Trofa. O camião enviado nesta terça-feira, transporta várias toneladas de roupa, comida, roupa de criança, medicamentos, produtos de higiene pessoal, sacos cama, sapatos, entre outros.
A carga tem chegada prevista à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia para o próximo domingo, dia 10 de abril. Vai ser depois reencaminhada, por via terrestre, com a ajuda da organização não governamental (ONG) Siaivo Siverschini, até à cidade de Chernihiv (norte da Ucrânia) onde será distribuída.
Fonte da empresa explicou ao NOTÍCIAS MAIA que, nesta altura “é importante a continua mobilização deste tipo de ajuda, uma vez que com o arrastar do conflito as doações que chegam à Ucrânia são cada vez menos”.
De acordo com a ONU, a invasão Russa já fez pelo menos 3527 vítimas civis, incluindo 1430 mortos, 121 dos quais crianças. Haverá cerca de dez milhões de pessoas deslocadas, das quais 4,1 milhões estão refugiadas em países vizinhos.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem enviado armamento e auxilio para a Ucrânia, em conjunto com a imposição à Rússia e à Bielorrússia de sanções que atingem vários setores, desde a banca à indústria e ao comércio.