O primeiro-ministro António Costa anunciou, na passada quinta-feira, dia 28 de abril, que a nova descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) inicia-se já na próxima segunda-feira, dia 2 de maio.
O decreto-lei promulgado pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgado pelo primeiro-ministro, visa a promessa feita por parte do Governo, que era de baixar o ISP para o equivalente a uma redução do IVA dos combustíveis a 13%. Assim, a carga fiscal sobre os combustíveis irá baixar em 20 cêntimos por litro e os portugueses vão passar a pagar menos para abastecer o depósito dos seus veículos.
“Quero anunciar que tendo sido promulgada a lei aprovada no Parlamento na passada sexta-feira, na próxima segunda-feira (dia 2 de maio) a nova descida do ISP vai baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro”, disse António Costa.
De modo a ser possível que o ISP desça o equivalente a uma redução do IVA dos combustíveis para 13%, o Executivo liderado por António Costa promulgou a suspensão do limite mínimo do ISP e prevê a aplicação desta medida durante os próximos dois meses.
Desta forma, com a entrada desta medida em vigor, o Governo deixa de disponibilizar o apoio do Autovoucher, que termina no final deste mês de abril, como já tinha sido avançado pelo NOTÍCIAS MAIA.
Saiba quanto vai pagar a partir de segunda-feira:
O gasóleo simples deverá ficar a custar cerca de 1,77 euros por litro.
O gasóleo especial descerá para cerca de 1,805 euros por litro.
A gasolina 95 deverá ficar nos 1,813 euros por litro.
A gasolina especial 95 descerá para cerca de 1,84 euros por litro.
A gasolina 98 deverá passar a custar 1,955 euros por litro.
A gasolina especial 98 deverá descer para 1,975 euros por litro.
1 comentário
É muito triste servirem-se da Desgraça dos Ucranianos para fazer Política Partidária, deve ser criticado tudo quanto seja abuso, seja quem não respeite os refugiados, seja a Rússia, seja as posições do PCP, mas também quem use os refugiados para fazer política partidária, não quero acreditaria que Rui Rio concorde com este aproveitamento.
Acredito que o PSD queira fugir ao debate do que está acontecer com os combustíveis, que tanto Colaborou para o encher dos bolsos das gasolineiras, de tão conivente que foi a par das televisões para baixar os impostos, tão necessários para melhorar a saúde,a educação, as estradas,etc, foi agora parar ao aumento de lucros das petrolíferas, acabando com o Auto voucher , o método mais eficaz e mais direto para o consumidor,método que devia ser para substituir todas as ajudas,subsídios etc de que nada valem para o consumidor,vai tudo para as clientelas partidárias.