O Presidente da República esteve na Maia e foi convidado por Silva Tiago para presidir à inauguração da fase final da reabilitação dos Jardins do Sobreiro (novo nome para a antiga urbanização do Sobreiro), mas em tom de brincadeira afirmou que só aceitava se o convite incluísse um almoço.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve, na manhã deste sábado, dia 7 de maio, no Fórum da Maia, para a Convenção Anual dos Lions de Portugal, tendo sido acompanhado durante a cerimónia por António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal. O presidente da República entregou à coimbrense Ana Catarina Costa, o prémio de vencedora do concurso literário que é promovido pelos Lions desde 2011.
Nesta edição de 2022, o júri que definiu a vencedora foi presidido pelo jornalista João Céu e Silva e constituído ainda por Evelina Gaspar, João Nuno Azambuja, Ricardo Lemos e Lucinda Fonseca.
De seguida foi recebido por António Silva Tiago na Sala D. Pedro IV da Câmara da Maia. O edil maiato ofereceu a Marcelo um livro do Foral da Maia e uma peça evocativa da efeméride dos 500 anos do Foral Manuelino da Maia, desenhada por Álvaro Siza Vieira.
“Que o convite inclua um almoço, porque na Maia come-se divinalmente”
Silva Tiago aproveitou a oportunidade para lembrar Marcelo de um convite antigo. Já em setembro de 2020, aquando da visita presidencial à Escola EB 2,3 de Gueifães para assinalar a requalificação da escola e o início do ano letivo, Marcelo foi publicamente convidado para estar presente na inauguração do renovado Sobreiro.
Desta vez o presidente da República aceitou o prontamente o convite, mas deixou uma condição: “que o convite inclua um almoço, porque na Maia come-se divinalmente”.
Portugal faz “esforço muito grande” para acolher refugiados, mas tal não significa que não existam “problemas aqui e ali”
“Portugal é reconhecido, desde sempre ou desde há muito tempo, desde a Segunda Guerra Mundial, pelo menos, por fazer um esforço muito grande para acolher os refugiados e tem sido assim ao longo do tempo, agora não quer dizer que seja tudo perfeito”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, ainda antes da entrega do prémio do concurso literário de 2022.
Aludindo ao polémico caso da Câmara Municipal de Setúbal, “o presidente da República referiu que não se deve “confundir uma árvore, algumas árvores se for caso disso, com a floresta”.
Quanto à possibilidade de Portugal enviar blindados para a Ucrânia, Marcelo sublinhou que “a confirmar-se essa notícia é um caso de apoio empenhado de Portugal em termos de meios militares à Ucrânia”.
Leia também: Já se imaginou a jantar num Coreto? Abriu na Maia um restaurante ímpar
1 comentário
Concordo plenamente! A Maia realmente tem uma oferta gastronómica incrível. Mal posso esperar para explorar mais!