O Município da Maia foi distinguido com o Selo de Município Amigo da Juventude, na categoria de três estrelas. A distinção foi entregue ao Vereador do Desporto e Juventude, Hernâni Ribeiro, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu na quinta-feira, 19 de maio, no Porto.
Neste encontro realizado na Cidade do Porto, a Federação Nacional de Associações Juvenis pretendeu assim premiar “autarquias que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude”, referiu a autarquia da Maia.
Na edição deste ano, estiveram presentes cerca de 60 municípios presentes, mas apenas sete foram premiados na categoria máxima de três estrelas. Para além da Maia, os municípios vencedores na categoria máxima de 3 estrelas do Selo foram Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Franca de Xira, Valongo e Portimão.
A Cidade da Maia faz parte da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude desde que foi criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis, em 2019 e, de acordo com a autarquia, “isso significa que continuamos a contribuir para a implementação de melhores políticas de juventude”.
Através da Rede de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, que integra 152 autarquias, este Selo pretende “distinguir os municípios com reconhecidas medidas em prol dos jovens e das suas organizações, assim como a sua acrescida responsabilidade para com a sua juventude, enquanto fonte de inspiração e uma boa prática para todos os municípios portugueses”, terminou a Câmara Municipal da Maia.