As temperaturas em Portugal continental vão subir a partir da próxima quinta-feira, com os termómetros a chegar aos 40 graus Celsius (ºC) no interior centro e sul do país durante o fim-de-semana.
Esta semana, vai assumir o papel de protagonista Alex, “o primeiro ciclone tropical da temporada no Atlântico que, já na condição de ciclone extratropical, chegará às redondezas da Islândia e das Ilhas Britânicas até sexta-feira. A partir dali, irá afetar-nos indiretamente, dado que “empurrará” a crista anticiclónica até à Europa”, detalhou a página Tempo.
Nos últimos dias, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para “valores acima do normal em todo o território, mas com uma anomalia bastante superior, entre 3°C e 6°C, na parte mais interior do território”.
Mais concretamente, as temperaturas devem aumentar no final da semana, podendo atingir, na sexta-feira e no sábado, valores na ordem dos 38ºC e 39ºC em Beja, Castelo Branco, e Évora. Já Portalegre, deverá ficar-se “apenas” pelos 36ºC/ 37ºC no fim de semana prolongado.
Em Faro, as temperaturas irão atingir os 34ºC. Na zona norte do país será bem mais moderado, já que as máximas, nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo, não ultrapassarão os 21ºC. Na capital, as temperaturas deverão oscilar entre os 20ºC e os 28ºC.
Apesar do bom tempo trazer felicidade, também poderá trazer alguns problemas, como é o caso dos incêndios. Esta terça-feira, dia 7 de junho, O IPMA revelou que há oito concelhos em risco máximo de incêndio: Abrantes, Tomar, Loulé, Vila Nova da Barquinha, Sardoal (Santarém), Gavião (Portalegre), São Brás de Alportel e Tavira (Faro). Para além destes, há ainda mais de 40 concelhos em perigo muito elevado de incêndio.