O Município da Maia vai receber a XIV Edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que irá decorrer entre os dias 3 e 8 de julho de 2022.
Depois do adiamento por um ano por força da pandemia, a organização estima que na edição deste ano participem cerca de 2300 atletas, representantes de 28 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza. Este número atinge a maior marca de sempre no número de participantes desde a fundação dos jogos, em 1995, consolidando a marca: “Maia, Cidade do Desporto”.
Este ano, os Jogos vão contar com 28 delegações, sendo que serão 16 portuguesas e 12 espanholas, compostas por jovens, com uma idade máxima de 16 anos, que vão competir em cinco modalidades distintas, incluindo desporto adaptado.
De Portugal, já estão confirmadas delegações da Maia, Matosinhos, Gondomar, Bragança, Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Peso da Régua, Valongo, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Amarante, Guimarães e Póvoa de Varzim.
Segundo a organização, “os Jogos do Eixo Atlântico surgiram em 1995 com o objetivo de promover o desporto, o convívio entre os jovens, bem como melhorar o conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa”.